sexta-feira, 27 de julho de 2012

Equipe da Medida Socioeducativa participa da vídeoconferência no Ministerio Público

No dia 24/04/2012 a equipe da medida socioeducativa do Creas a Coordenadora, a Psicóloga Angra Luchi, Juntamente com a equipe técnica do CARCAM, assistiu um debate virtual no auditório da promotoria de justiça, com a presença da Promotora senhora Karine Ribeiro.

       O debate referia-se a nova lei do SINASE, Lei 12.594, o que muda algumas estratégias de trabalho em questão as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida, Prestação de Serviço a Comunidade, Semi-liberdade e Internação.



O referido debate foi ministrado no auditório da promotoria de Porto Velho – RO, e repassado por videoconferência para cada município, tendo inicio as 15h00min horas e termino às 18h30min horas.

Reunião com a familia dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

No dia 06/06/2012, a equipe da medida Socioeducativa, Angra coordenadora e Jaqueline Orientadora, iniciou a abertura dos grupos operativos do mês de junho, contou com a participação da família dos adolescentes, e neste grupo foi ressaltado a seriedade da família em apoiar e ajudar o adolescente a cumprir a medida socioeducativa, o grupo também esclareceu o trabalho da medida socioeducativa enfatizando a importância da família em impor limites nos referidos adolescentes quando necessário. Para evitar pratica de novos atos infracionais.

Nesta reunião ocorreu uma palestra ministrada pelo diretor da unidade socioeducativa de Rolim de Moura- CARCAM, senhor Joaquim Mendes do Carmo, que na ocasião fez relatos sobre o cumprimento da medida em pauta resgatando a família como principal elemento para o cumprimento da mesma.

Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socieducativa refletiram sobre o filme Escritores da Liberdade

No dia 27/06/2012 a coordenadora da medida socioeducativa Angra Luchi, juntamente com a orientadora da Medida Jaqueline, encerrou os grupos operativos de junho, proporcionando um momento cultural, simbolizando um cinema com o filme “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers, EUA, 2007), que aborda de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se retrata a literatura como mudança de conduta, para uma turma de adolescentes considerado turbulentos, inclusive envolvidos com gangues, drogas, homicídios, entre outros. Após o filme os adolescentes pontuaram e comentaram em forma de textos os pontos negativos e positivos do filme. “Encerramos o grupo com uma dinâmica de reflexão de quem realmente são os amigos de verdade”.

Medidas Socioeducativa e PROJOVEM em um dia de lazer

No dia 13/07/2012 a coordenadora da medida socioeducativa Angra, juntamente com a orientadora da Medida Jaqueline, reuniu-se com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de PSC e LA, para um momento de lazer, contando com a participação dos adolescentes do PROJOVEM Adolescente, o momento de lazer foi realizado no clube da policia civil, com atividades abertas como futebol, piscina, vôlei, entre outros, contamos com a participação do corpo de bombeiros que interagiu com os adolescentes em diversos momentos. A atividade se estendeu durante todo o dia devido ao grande numero de adolescentes.

Medidas Socioeducativa e PROJOVEM conheceram o Centro de Recuperação Nova Aliança

Em 25/07/2012 todos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa,e a coordenadora a Psicóloga Angra Luchi, juntamente com a orientadora social Jaqueline Janete do Carmo, realizaram uma visita no CERNA- Centro de Recuperação Nova Aliança . Que é uma comunidade terapêutica que surgiu em julho de 2003, com o primeiro grupo de apoio, recuperação e combate às dependências, liderado pelo visionário João Batista Beraldo, que com auxílio de comerciantes locais e pessoas de espírito cristão, alugaram o imóvel para acolher pessoas dependentes de álcool e outras drogas, a fim de promover a terapia de desintoxicação, reinserção social e combate a esses vícios. Tendo como principais objetivos atuar na prevenção da dependência de álcool e outras drogas, e no tratamento do dependente e seus familiares, a partir de uma visão cristã de ser humano integral, buscando a reinserção social e uma melhor qualidade de vida. A Comunidade Terapêutica Nova Aliança crê no direito do ser humano em reabilitar-se e retornar ao meio social, motivo pelo qual esforços desmedidos são aplicados na cooperação com pessoas preciosas para que sejam totalmente livres deste mal que tem se tornado objeto de humilhação e tragédias.
As atividades da entidade dão suporte direto ao recuperando, que desde a sua chegada nas instalações, recebe orientações de convívio social, organização pessoal, higiene, relacionamentos interpessoais, saúde física, mental e espiritual, normas e regulamentos e disciplinas para o bom andamento das atividades. A entidade oferece atendimento psicológico, médico e odontológico, na medida possível de forma conveniada com estes profissionais, e acompanhamento em eventuais atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atividades de lazer, esportivas, educacionais, palestras, terapia em grupo, terapia individual, aconselhamentos e a espiritualidade com base na Palavra de Deus.
Esta visita para os adolescentes teve a finalidade de mostrar para os mesmos o mundo das drogas e suas principais consequências, e para os que já estão neste núcleo, ressaltar que há tratamento e existe inúmeras maneiras de se libertar do vicio.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

CREAS ABRE VAGAS PARA ORIENTADOR SOCIAL VOLUNTARIO

CONVITE

“ É assegurado a todo adolescente o exercício do direito da defesa” (art. 110, 112 e 113 ECA).

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. Este Órgão presta atendimento prioritários a crianças, adolescentes e suas famílias nas seguintes situações:
ü      Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e Exploração Sexual;
ü      Crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência);
ü      Famílias inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades;
ü      Crianças e adolescentes em situação de mendicância; crianças e adolescentes que estejam sob “medida de proteção” ou “medida pertinente aos pais ou responsáveis”;
ü      Crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigo, em famílias acolhedoras e reintegradas ao convívio familiar;
ü      Adolescentes em cumprimento de medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunitário  (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, 2010).

As medidas sócioeducativa, cujas disposições gerais encontram-se previstas nos arts. 112 a 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) são aplicáveis aos adolescentes que incidirem na prática de atos infracionais. A Medida Sócioeducativa é a manifestação do Estado em resposta ao ato infracional, cujo aplicação objetiva inibir a reincidência, desenvolvida com a finalidade pedagógico-educativa. 

O CREAS oferece o acompanhamento da medida socioeducativa de Prestação de Serviço a Comunidade, onde o adolescente deverá realizar tarefas gratuitas de interesse publico em entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos bem como programas comunitários. E a Liberdade Assistida, onde o adolescente permanece em liberdade acompanhada por um orientador que geralmente é estabelecido pelo programa de execução da medida (Art. 118 e 119 do ECA).
De acordo com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (LEI Nº 12.594, DE 18 DE JANEIRO DE 2012), a Liberdade Assistida devem ser acompanhadas pelos técnicos; Assistente Social, Psicólogos, Pedagogos e orientadores sociais comunitários voluntários tendo a função de realizar acompanhamentos. O orientador social comunitário é incumbido de assegurar que os encontros com os adolescentes tenham frequência de, no mínimo, três vezes na semana. Recomenda-se que o orientador social tenha o seguinte perfil: maior de 21 anos, cidadão integrado na comunidade, idoneidade, motivação para o trabalho e não apresentar vícios que possam comprometer sua conduta perante o adolescente. Tem a função de auxiliar no acompanhamento e orientação ao adolescente e sua família, de forma mais sistemática, mobilizando-os e contribuindo para inseri-los, quando necessário, em programas socioassistenciais e de outras Políticas Públicas; supervisionar a frequência e o aproveitamento escolar e fornecer informações acerca do cumprimento da medida e monitoramento dos encaminhamentos realizados. (SINASE, 2012).
Sendo assim, este convite tem por objetivo convidar a você para que venha ser um orientador Social Voluntario. As inscrições poderão ser feitas no CREAS, nos horários das 07h30min as 12h00min a partir de 18/07/2012 até 20/08/2012. Haverá uma capacitação no dia 23 e 24 de agosto as 07h30min, que para os acadêmicos valerá como hora extracurricular. Para mais informações entre em contato conosco.


Angra Luchi
Coordenadora das Medidas Socioeducativa


Josélia Brito Sousa
Diretora do CREAS

REFERENCIAS

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE/ lei 8.069/90- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rondônia, 2010.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. Tipificação Nacional de Serviço Socioassistencias. Brasília, 2010.

 SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Secretaria especial dos direitos humanos/ lei nº 12.594. Brasília: junho, 2012.