quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FAMÍLIA UNIDA PARA RESGATAR O ADOLESCENTE


Em 17 de outubro a família da medida Socioeducativa se reuniram para compartilhar experiencia, e para ver os trabalhos que foram ofertados aos adolescentes no més de setembro do corrente ano.  
A reunião contribui para que os pais pudessem conhecer suas responsabilidade e deveres a serem desempenhados na educação dos filhos. Além de contribuírem no cumprimento da medida socioeducativa com exito, pois compreende-se que a família fortalecida restaura a conduta acertiva de todos os membros do âmbito familiar.




ENCONTRO DOS ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS: PROJOVEM, MEDIDAS SOCIOEDUCATIVA E PASTORAL DO MENOR


Adolescentes atendidos pela Assistência Social, sendo eles integrantes da Medida Socioeducativa e PROJOVEM, receberam nesta quarta feira dia 24 de outubro de 2012 os adolescentes da pastoral do menor integrantes do programa “ Jovens Resgatando Jovens”. 
Onde proporcionaram aos adolescentes presentes um bate papo sobre o famoso “Bullying” que é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
Este encontro pode aproximar três programas diferentes, com o mesmo público para refletirem sobre uma temática tão pertinente ao mundo dos mesmos. Ambos com ideias diversas multiplicarão e formularam um conceito só, para Bullying ou seja, uma  “Agressão que gera consequencias serias a vida do agredido”.
Objetivo geral do encontro é aguçar em nossos adolescentes a motivação para  resgatar  o respeito de nossa sociedade e construir cidadania, pois o futuro pertence a essa geração.


 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sexualidade

Em 04 de outubro de 2012 adolescentes da Medida Socioeducativa e PROJOVEM adolescente receberam a visita da enfermeira Núbia Heinz, que ministrou uma palestra sobre “sexualidade” focando nos aspectos fisiológicos e morfológicos da temática.
Núbia enfatizou sistema reprodutor masculino e feminino, pontuando a importância de cada órgão composto em ambos os gêneros. Os adolescentes que assistiram à palestra em questão puderam compreender de forma clara e ilustrativa o tema ministrado pela enfermeira.
Esta abordagem vem de encontro com o processo de descoberta que os adolescentes vivenciam nesta fase. Portando esta palestra teve por objetivo, informar aos mesmos, todos os aspectos relacionados, nomeadamente os biológicos, e as consequências e as medidas de prevenção, contribuindo assim para a responsabilidade e maturidade dos mesmos.  
A coordenadora do Programa, Angra Luchi, agradece a Secretaria de Saúde e a enfermeira Nubia pela palestra ressaltada.







segunda-feira, 1 de outubro de 2012

I Capacitação das Medidas Socioeducativa em Rolim de Moura Rondonia


Equipe do Projeto "Conhecer para Defender"  elaborado pela Seção de Atendimento Psicossocial e lançado pelo Juizado da Infância e da Juventude em dezembro/09, estiveram em Rolim de Moura Rondônia, nos dias 27 e 28 de setembro de 2012, com a finalidade de criar uma ambiência social e institucional favorável ao processo socioeducativo do adolescente que comete ato infracional.

Proporcionando a rede de defesa do adolescente, uma reflexão sobre a socioeducação do adolescente em cumprimento de medida não privativa de liberdade e a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com ênfase nos dispositivos referentes aos adolescentes que cometem ato infracional.

Orientou a equipe do programa sobre o compromisso em acolher os adolescentes, orienta-los sobre a rotina da instituição e funções a serem desempenhadas, além de inseri-los em atividades conforme suas aptidões, fazendo o acompanhamento e a supervisões durante o desenvolvimento das tarefas que lhes forem estabelecidas, com o objetivo de promover a medida socioeducativa proposta pelo Juizado da Infância e da Juventude, em decorrência do cometimento de ato infracional. Pois se entende que a medida contribui para o resgate social desses adolescentes, através do fomento de condições favoráveis à ruptura da prática infracional e da reinserção positiva à sociedade.

A Secretaria de Assistência Social e CREAS, através da coordenadora do Programa Medidas Socioeducativa, Psicóloga Angra Luchi, agradece a toda equipe pela capacitação produtiva. Em especial as Assistentes Sociais Eliete Cabral Lima e Maria Elzenir da Silva Viana e a Psicóloga Adaluce Coelho, o nosso muito obrigada.











Adolescentes das Medidas Socioeducativas conheceram a lagoa de tratamento do município


A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, por intermédio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS e Centro de Referência em Assistência Social – CRAS levou os adolescentes integrantes do Programa Medida Socioeducativa e do PROJOVEM para conhecer a lagoa de tratamento do município.

Os adolescentes, que foram acompanhados pelas respectivas coordenadoras dos programas, Psicóloga Angra Luchi (Medida Socioeducativa - CREAS) e Diene Carla dos Santos Nepomuceno (PROJOVEM - CRAS), conheceram o local na companhia da bióloga Cristiane Bettiol, que apresentou aos mesmos, a importância da lagoa de tratamento para o meio ambiente. A bióloga explicou que o tratamento dos esgotos, é a remoção física, química ou biológica dos poluentes, e que a coleta e o tratamento dos mesmos é uma atividade de grande importância para a saúde pública. A profissional informou ainda que a estação de tratamento no Município tem uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários, para depois serem escoadas para os rios, com um nível de poluição aceitável através de um emissário, permitido ao meio ambiente receptor, esclarecendo que, as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

A visita teve por objetivo a educação ambiental, além de capacitar e conscientizar os mesmos, a fim de aguçar nos referidos o desejo de ter um mundo melhor.

A Secretaria de Assistência Social, CREAS e CRAS, agradecem a bióloga pela dedicação e disposição em estar proporcionando conhecimentos relevantes a estes adolescentes, agradece também  a equipe de transporte do município, PROERD e Corpo de Bombeiros por proporcionar durante todo o passeio segurança e conforto aos que participaram deste momento.